Conveniar patrocina e participa do 33º Encontro do CONFIES

O 33º Encontro do CONFIES (www.confies2015.com.br) foi um marco importante no encontro das fundações de apoio. Um evento que conseguiu mobilizar importantes políticos e representantes de entidades que podem contribuir para a melhoria das fundações e que estão sendo constantemente requisitados pela diretoria do CONFIES. O evento ocorreu entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília-DF.

O Conveniar mais uma vez patrocinou o evento, e sua equipe, representada pelos diretores Alessandro Teixeira e Paulo Márcio, participou de todo o evento, buscando sempre estar atualizado com as novidades e com as dificuldades enfrentadas pelas fundações.

“Nosso compromisso não é só entregar um software para a fundação. Queremos ajudá-la a se desenvolver. Por isso, estamos sempre participando dos eventos, levando informações para as que não podem participar e procurando antecipar algumas soluções que sejam importantes para as fundações que utilizam o Conveniar”, afirma o diretor executivo Paulo Márcio de Freitas.

Os Encontros Temáticos mais uma vez foram um sucesso. Muitas discussões de temas atuais e apresentação de soluções que podem ser colocadas em práticas imediatamente pelas fundações, nos seus respectivos setores. Neste ano ocorreram os encontros de Contadores, Procuradores, Comunicadores e o lançamento do Encontro de TI.

Na programação principal do evento, as palestras sobre o quadro legislativo da Ciência, Tecnologia e Inovação, contaram com as presenças dos deputados Sibá Machado e Izalci Lucas, senadores Jorge Viana e Cristovam Buarque, o reitor da UnB professor Ivan Camargo e o vice-presidente do CONFIES Fernando Peregrino. Discutiu-se sobre a antiga PL 2177, agora PLC 77/2015, importantes marcos para as fundações. A PLC 77/2015, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, propõe uma modernização nas relações das instituições de pesquisa com a inovação, permitindo que pesquisadores tenham mais liberdade para desenvolver seus projetos, que tenham mais interação com as empresas, que possam realizar suas compras e contratações com menos burocracia e de forma mais rápida, atendendo às necessidades dos projetos, que possuem um alto grau de imprevisibilidade e riscos.

O MEC esteve presente com o seu Secretário de Ensino Superior, Sr. Jesualdo Farias, que se propôs a realizar uma reunião com o CONFIES para melhorar a relação do GAT com as fundações e também para avaliar a possibilidade de desburocratizar o credenciamento e de aumentar os prazos para os recredenciamentos.

O ministro Celso Pansera, do MCTI, também prestigiou o Encontro e destacou a importância de uma agenda com o CONFIES para alinhar as estratégias para alavancar a inovação no Brasil. Para isto, disse ser imprescindível a vinculação da pesquisa ao setor produtivo. A presidente do CONFIES, Suzana Montenegro, destacou que esta agenda será muito importante para que as fundações possam contribuir para a interação das universidades com as empresas e colocar assim o Brasil como protagonista da inovação no mundo.

Outras importantes entidades como CONFAP, FINEP, ANP e PETROBRAS também estavam representadas e discutiram suas interações com as fundações. Importantes questionamentos foram levantados, buscando melhorias na gestão dos projetos. Um outro aspecto bastante discutido foi a “burocracia” de alguns órgãos governamentais e o controle desmedido e abusivo dos órgãos de controle e fiscalização que pouco tem contribuído para separar o joio do trigo, mas que tem penalizado muito as fundações que querem cumprir rigorosamente a legislação que as competem.

O Conveniar agradece à FINATEC, fundação organizadora do Encontro, pela hospitalidade e pela oportunidade de poder contribuir com este importante movimento das fundações de apoio. O evento foi um sucesso pelas articulações, organização e participação de mais de 60 fundações.

Diretores Alessandro e Paulo Márcio no Encontro do Confies em Brasília

 

comments powered by Disqus

 Logo do Conveniar

O Conveniar se propõe a organizar e dinamizar os fluxos de trabalho, diminuindo a burocracia e o retrabalho, buscando sempre a garantia da qualidade do serviço prestado.

Benefícios como transparência, agilidade, assertividade, segurança, qualidade em serviços, eficiência e bom atendimento são obtidas com a implantação do Conveniar.

Solicite uma Visita

 

Solicite uma visita na sua fundação

Contatos

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 (31) 3892-5008

 Av. P.H. Rolfs, 305, Sala 20 - Viçosa, MG

Redes Sociais