Modelo Conveniar

FUNTEF-PR: Conheça a história de parceria com a Conveniar

Escrito por Matheus Bressan

Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNTEF-PR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é uma instituição que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de tecnologias diversas

Recentemente, a fundação passou por uma grande reestruturação tecnológica, utilizando, para isso, ferramentas de alto desempenho fornecidas pelo Conveniar. Neste artigo, mostraremos tudo sobre esse processoAcompanhe! 

COMO ERA A FUNTEF-PR? 

A FUNTEF-PR foi criada em 1997 como uma entidade sem fins lucrativos. Ela tem sede em Curitiba, no Paraná, e tem como finalidade o apoio a pesquisa, ensino e extensão realizadas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Dessa forma, ela tem, entre seus objetivos, o foco na promoção do desenvolvimento científico, tecnológicoartístico e cultural, bem como a preservação ambiental e o aprimoramento das relações entre a universidade e a comunidade. 

Apesar das suas importantíssimas funções, segundo Humberto Gamba, diretor superintendente da fundação em live promovida pelo Conveniar no dia 30/06/2020, haviam muitos desafios a serem superados a partir do início da sua gestão, no ano de 2017. Um deles era a dificuldade que os coordenadores e pesquisadores encontravam para saber os saldos de seus projetos, especialmente pelo número excessivo de sistemas que tinham o objetivo de controlar essas entradas e saídas de recursos, mas que acabavam atrapalhando. 

Ainda segundo Humberto Gambaoutra grande dificuldade encontrada era a gestão de documentos, o que deve ser comum em outras fundações, de acordo com o que foi descrito pelo diretor superintendente. Nesse sentido, sempre que havia uma prestação de contas o gestor do projeto deveria procurar os documentos necessários dentro das dezenas de caixas que eram arquivadas na sala específica

QUAL É A VISÃO DA UTFPR ANTES E DEPOIS? 

Com essa nova gestão, muitos processos foram alterados dentro da FUNTEF – PR. Neste tópico, mostraremos essas mudanças e a implementação de tecnologias fornecidas pelo Conveniar. Uma das primeiras e mais impactantes mudanças foi feita na própria estrutura administrativa. 

Antes, a fundação era administrada por vários diretores e, geralmente, o acesso dos colaboradores, gestores de projetos e demais pessoas ligadas era mais complexo. Assim, foi necessária uma reestruturação da diretoria, como demonstrou a diretora administrativa da instituição, Patrícia Mokrzycki, que também participou da live do ConveniarObviamente, a gestão anterior também foi bastante eficientecomo foi descrito por Elayne Galvão, assistente administrativa da fundação. Essa gestão foi de grande valia, entretanto, foi necessária uma reestruturação para que a fundação pudesse acompanhar as mudanças que estão ocorrendo devido à implementação da tecnologia.

Uma das alterações foi trabalhar com a gestão de documentos que vai muito além de, simplesmente, armazenar papéis. Trata-se de um processo de organização e manutenção desses documentos, o que demandou a contratação de uma empresa terceirizada para realizar todo esse trabalho. 

Todo o processo demorou alguns meses para ocorrer, afinal, foram necessários diversos procedimentos para que toda essa gestão fosse elaborada. Além dissoa implementação de um sistema único de gestão facilitou em muito todos os processos da fundação

Com essa mudançasegundo Patrícia Mokrzycki, todos os colaboradores da instituição “falam a mesma língua, o que não ocorria antes da reestruturação — por exemplo, quando um colaborador realizava processos diferenciados e quando era necessário elaborar relatórios ou verificar saldos. 

Outra mudança considerável foi a contratação de empresas terceirizadas para executar os trabalhos de contabilidade e gestão de recursos humanos, o que foi bastante complexo, pois não é todo o prestador de serviço que tem a expertise e conhecimento necessários para atender a todas as demandas administrativas e jurídicas de uma fundação de apoio. Também ocorreram alguns outros desafios no processo de reestruturação, como o caso de colaboradores que não conseguiram acompanhar as mudanças e saíram da fundação, o que demandou a contratação e treinamento de novos profissionais. 

Houveainda, a redução de custos dentro desse processo de reestruturação. Antes, a fundação contava com 36 funcionários, divididos em 7 locais diferentes sendo matrizem Curitiba, e as outras 6 filiais em campus da UTFPR no interior do estado do Paraná. Com a reestruturação, o custo com funcionários reduziu significativamente, passando para 18, distribuídos em todas as unidadesgerando uma redução de 70%, conforme dados fornecidos por Patrícia Mokrzycki. 

Por fim, o processo de compra, que anteriormente era complexo e repleto de burocracias, também passou por reestruturações, deixando-o mais simples e rápido, sendo orientado pelo escritório de advocacia contratado para garantir lisura e transparência. 

COMO A CONVENIAR AJUDOU A FUNDAÇÃO? 

Segundo Humberto Gamba, o Conveniar teve um impacto substancial nesse processo de mudança. Isso porque a empresa fornece a solução completa e totalmente específica para a fundação de apoio. Se não existisse essa possibilidade, seria necessário montar um sistema de gestão, o que demoraria anos. 

Existem algumas soluções no mercado, entretantosegundo Patrícia Mokrzycki, o Conveniar surgiu como a solução mais adequada, especialmente pela atenção que foi dada nos primeiros momentos de negociação e pelo apoio fornecido durante o processo de implementação do sistema e treinamento dos colaboradores. 

Além disso, o Conveniar não é uma fornecedora de softwares gerais que atende todo tipo de empresa. A solução fornecida é específica para fundações de apoio, como a FUNTEF – PR, podendo personalizar as funcionalidades para atender a todas as necessidades da instituição. Isso faz toda a diferença para uma organizaçãoespecialmente na organização administrativa e realização de processos automatizados e simples, reduzindo substancialmente o trabalho manual, proporcionando tempo disponível para ser dedicado a outras tarefas necessárias dentro da fundação. 

Conveniar é uma solução que facilita muito a gestão da fundação, oferecendo um sistema capaz de abranger todas as necessidades da instituição, garantindo, principalmente, a gestão transparente dos recursos gerenciados por ela e nos projetos executados. 

Como você pode perceber, o Conveniar teve um papel importantíssimo no processo de reestruturação da FUNTEF -PR, fornecendo muito mais que um sistema para gestão da fundação, ou seja, estruturando todos os processos, entendendo a necessidade da instituição e oferecendo a solução que atende a todas as suas demandas

Se você quer saber mais sobre esse tipo de sistema, entre em contato conosco converse com um de nossos consultores. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Sobre o autor

Matheus Bressan