Boas Práticas Gestão

Compartilhando Boas Práticas: Como sua liderança impacta no resultado da fundação

liderança nas equipes
Escrito por Conveniar

No primeiro texto que publicamos aqui acerca do nosso evento online sobre Boas Práticas, vocês ficaram por dentro da comercialização de produtos e serviços pelas Fundações de Apoio. Dando continuidade ao compartilhamento dessas Boas Práticas, hoje iremos abordar um assunto muito interessante e fundamental para o sucesso de qualquer empreitada: como a liderança pode impactar nos resultados da Fundação de Apoio.

Na 3ª Edição do Compartilhando Boas Práticas da Conveniar, contamos com a participação de dois palestrantes: Paulo Chequer (empreendedorismo e lideranças) e Paulo Márcio (Conveniar). Confira a seguir um breve resumo dos principais pontos que foram abordados por esses experientes palestrantes.

  • Paulo Chequer (Empreendedorismo e liderança): nessa primeira apresentação, o palestrante compartilhou conosco dois fatores cruciais que embasam uma liderança de sucesso. O primeiro é a consciência, ou seja, é importante que o líder estabeleça metas, processos e ações bem fundamentadas para se atingir os resultados previstos. Para tanto, é necessário desenvolver consciência, ou seja, compreender para onde a fundação está indo e onde se deseja chegar. A partir desse ponto, se estabelecem as metas para fazer isso acontecer. É fundamental se comunicar com os envolvidos, delegar processos, treinar e reconhecer. Ou seja, é por meio da comunicação que se consegue atingir o nível de consciência necessário para que a fundação atinja as suas metas. O segundo fator crucial para uma boa liderança é a responsabilização: é necessário que o líder da fundação assuma as responsabilidades para poder cobrar o mesmo da sua equipe. Outro ponto importante para se atingir os resultados esperados da sua fundação, é a aplicação de processos bem definidos. Em algumas situações, pode ser que a fundação tenha processos estabelecidos, porém, a conexão entre os diferentes setores é falha. Nesse sentido, é importante se preocupar com as pessoas que fazem parte da equipe, no sentido de realizar treinamentos e promover o desenvolvimento pessoal. Para finalizar, o palestrante falou da importância de uma gestão de recursos otimizada.
  • Paulo Márcio (Conveniar): após entender os fatores cruciais por trás de uma liderança de sucesso, é necessário colocar todo esse conhecimento em prática. Nessa apresentação, o palestrante demonstrou como fazer isso. Para tanto, ele indica utilizar uma metodologia, denominada como OKR (Objectives and Key Results). Essa metodologia, se baseia em uma gestão por resultados. A OKR consiste na definição de metas que disciplinam a equipe e a mantém unida para trabalhar. Outra característica da OKR é ser embasada em desafios a serem cumpridos. Estruturar uma OKR é relativamente simples: a cada início de ano, a fundação precisa estabelecer os seus critérios de sucesso, ou seja, as suas metas para o final do ano, que podem variar de 1 a 3. Após a definição do critério de sucesso, são definidos os objetivos e os resultados-chave, que podem ser divididos por trimestre, por exemplo. De maneira simplificada, os objetivos dizem respeito a algo que se deseja alcançar a cada trimestre e os resultados-chave consistem na medição se o objetivo foi alcançado ou não. Partindo dessas informações, já é possível montar a OKR da fundação. Algumas vantagens de se utilizar a OKR são: método simples, acompanhamento das atividades em ciclos curtos, descentralização dos processos decisórios, foco no que realmente é importante, geração de indicadores de evolução dos objetivos traçados, maior comunicação e alinhamento entre as equipes, autonomia e transparência. Além da metodologia apresentada, o palestrante também indicou uma ferramenta para organizar a OKR: o Trello. O Trello se baseia em uma gestão à vista, em que é possível adicionar cartões visuais com diferentes itens, como: atividades a se fazer, fazendo e feitas. Nesses cartões, é também possível adicionar prazos, participantes das atividades, checklist, alertas, comentários, entre outros. É uma ferramenta interessante por trazer uma visão global do que está acontecendo, além de permitir a criação de fluxos de trabalho, automação de processos e tarefas e melhorar a comunicação entre a equipe.

Esses foram os principais pontos abordados no III Compartilhando Boas Práticas Conveniar. Para se aprofundar mais sobre esses assuntos, indicamos que assistam ao evento na íntegra, acessando o nosso canal do Youtube, ou clicando aqui! Continuem nos acompanhando por aqui! Em breve, traremos outras valiosas informações sobre as Boas Práticas para serem implementadas pelas Fundações de Apoio.

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